Entre as muitas descobertas e aprendizados que as crianças encontram nos primeiros anos da escola está o desenvolvimento do raciocínio lógico. Se a alfabetização é a chave para a criança aprender a se comunicar e adquirir conhecimentos através da leitura, escrita e interpretação de textos, a lógica é o caminho para resolver problemas, refletir e tomar melhores decisões práticas. Porém, como isso deve ser incluído nas rotinas dos colégios?
O desenvolvimento do raciocínio lógico é um importante diferencial nos primeiros anos de escola e pode acontecer de várias formas. Por ser algo ligado à capacidade do indivíduo fazer associações e usar o cérebro de maneira prática, ele pode aparecer tanto em atividades didáticas mais objetivas, ligadas a alguma área do conhecimento como a matemática, ou mesmo em atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras.
Como uma escola pode desenvolver o raciocínio lógico em seus alunos?
Em um artigo publicado no portal especializado em educação Nova Escola, a professora e especialista Selene Coletti diz que “o pensamento lógico matemático é resultado das ações que o sujeito realiza sobre os objetos. A abstração reflexiva acontece a partir da coordenação dessas ações que permitem à criança fazer relações”.
Segundo ela, o pensamento lógico matemático não é ensinado ou transmitido, mas sim construído.
“Nossos alunos precisam dos materiais manipuláveis e concretos e de nossas intervenções para poder desenvolvê-lo. Como educadores precisamos estar atentos a esse ponto e se questionar: seja no presencial ou no remoto, eu permito essa construção nas minhas aulas?”, afirma ela, que cita as seguintes práticas como caminhos possíveis para essa construção:
- Ter um ambiente educativo – A sala de aula deve ser bem servida de materiais que estimulem o pensamento lógico nas crianças, como jogos variados, carrinhos e objetos que convidem o aluno a explorar e contar.
- Oferecer a prática de jogos – Mesmo os mais tradicionais, como bingo, dominó, quebra-cabeça, memória, tabuleiros, cartas, resta um, ligue 4, boliche tem grande valor nesse desenvolvimento.
- Usar quebra-cabeças variados – Além dos mais conhecidos, práticas como o Tangram e outros desafios de encaixe de peças são ótimas alternativas para as crianças em sala de aula, inclusive com versões digitais para a prática doméstica.
- Sudoku – Muito popular, o jogo também é uma opção para trabalhar o pensamento lógico em crianças já familiarizadas com a matemática.
- Atividades extraclasse – Além das práticas em sala, outras atividades oferecidas pela escola podem ser decisivas no desenvolvimento do raciocínio lógico infantil.
Quais atividades podem estimular o raciocínio lógico infantil?
Além dos jogos e brincadeiras, atividades ligadas a outras finalidades podem ser grandes instrumentos de estímulo do raciocínio lógico. Dependendo do perfil do estudante, aprender a tocar um instrumento musical pode ser um exemplo. Outra possibilidade são as aulas de robótica, que vêm ganhando destaque nos últimos anos por sua ligação com a tecnologia.
As áreas de programação e robótica são ótimas opções para a escola que deseja desenvolver o pensamento lógico nos alunos por estimularem a criatividade a partir das associações de peças e sistemas dentro de uma lógica construtiva.
Como saber se o raciocínio lógico é bem desenvolvido na escola?
Em primeiro lugar, é preciso conhecer a proposta pedagógica da escola em questão e entender quais as principais metodologias e preocupações. Também vale a pena saber quais atividades extraclasse são oferecidas na instituição de ensino e quais delas estão associadas ao desenvolvimento lógico.
O Sesc possui quatro colégios em Minas, com uma proposta diferenciada e uma série de benefícios incluídos na mensalidade. No ensino fundamental, um dos diferenciais é a Robótica Educacional, que envolve um processo de motivação, colaboração, construção e reconstrução.
São utilizados conceitos de várias disciplinas para a construção de modelos que levam os alunos a uma rica vivência conectada a um mundo permeado pela programação e pela cultura maker, baseada na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos com as próprias mãos.
As unidades do Colégio Sesc ficam em Araxá, Contagem, Governador Valadares e Montes Claros e contam com uma equipe de atendimento pronta para esclarecer todas as dúvidas dos pais. Clique aqui e conheça mais detalhes.